Sim, claro. É possível.
Mas como qualquer outra habilidade, desenvolver o inglês requer tempo e dedicação e esta é a primeira coisa que você precisa ter em mente se quiser aprender o idioma.
Não existe fórmula mágica: quanto mais tempo você dedicar para o desenvolvimento do idioma, melhor para você. Então para não se iludir você deve separar desde já pelo menos duas horas por semana para estudar.
Mas isso não quer dizer que o estudo precisa ser chato ou baseado no convencional livro + caderno + decoreba. Hoje em dia são diversas as possibilidades que você tem para lhe ajudar neste objetivo, e a internet facilita em muitos deles. No final deste artigo, uma dica de um curso muito bacana e totalmente gratuito
Leia sempre que puder
O primeiro passo para aprender o inglês é
desenvolver o vocabulário, pois sem conhecer as palavras você sequer entenderá um texto simples. Para isso a leitura é a melhor forma de você conhecer novas palavras, o que facilita muito o entendimento.E se o problema é encontrar um texto que seja interessante, com a internet essa desculpa não cola pois é muito fácil você encontrar textos de assuntos de seu interesse, seja ele qual for.
Se você não gosta de ler no computador, você ainda pode comprar revistas ou até mesmo livros por preços bem em conta que lhe ajudarão neste estudo. Eventualmente você ficará de frente com uma ou outra palavra que não conhece, e é justamente aí que você irá começar a desenvolver seu vocabulário.
Curiosidade: conhecendo de 6.000 a 10.000 palavras você terá o vocabulário de um nativo médio.
Ouça muito conteúdo
Após desenvolver um bom vocabulário, você já pode tentar aprimorar sua capacidade de entendimento do idioma. É comum ver muitos estudantes sofrendo para entender o inglês falado, alegando ser complicado, muito rápido ou até mesmo carregado de sotaques.
Esta dificuldade acontece principalmente com aqueles estudantes que investem pouco tempo no listening, que é o ato de ouvir o inglês. Quanto mais tempo você investir para ter o entendimento das palavras, melhor pra você. E se você puder acompanhar o áudio com sua versão escrita é melhor ainda: Assim você poderá verificar a pronúncia certa de uma palavra complicada.
E mais uma vez a internet é uma aliada, pois você poderá encontrar diversos materiais em áudio e suas transcrições, bem como vídeos no youtube, podcasts e tudo mais. O que não faltam são fontes de conteúdo.
Curiosidade: estudos indicam que ouvindo 200 horas de inglês você já terá uma boa capacidade de entender o idioma.
Não tenha vergonha pra falar
Após conseguir um vocabulário razoável e já compreender bem o inglês falado, já é hora de tentar construir suas próprias palavras. E não tenha vergonha: é praticamente impossível impedir que você cometa erros, mas estes erros é que vão lhe ajudar a desenvolver melhor sua habilidade com o idioma.
Confesso que este é o meu maior problema com o inglês e preciso melhorar muito, justamente por investir pouco tempo nesta prática. Mas falta de tempo não é desculpa pois, mais uma vez, a internet é nossa aliada neste e meios não faltam, o skype não me deixa mentir.
Tenha uma coisa em mente: de nada adianta você desenvolver vocabulário e listening se você não é capaz de se comunicar.
Viva o idioma diariamente
Já disse que você precisa investir pelo menos duas horas por semana de estudo do idioma, mas além disso experimente inserir o inglês em todas as suas atividades rotineiras. Coloque seu celular em inglês, assista a filmes legendados, ouça músicas e podcasts em inglês e etc. O foco é tentar envolver o inglês em todas as suas atividades, de modo a você se acostumar com o idioma e não estranhá-lo mais.
Pode parecer besteira, mas fazendo isso você irá desenvolver seu entendimento do idioma com muito mais facilidade do que estudando pelos métodos convencionais onde o aluno só entra em contato com o idioma na sala de aula do cursinho.
Com estas dicas não pretendo passar uma fórmula mágica ou um método infalível, mas elas são capazes de ajudar muito a todos aqueles que pretendem aprender o inglês por conta própria. O que está esperando? Coloque-as em prática AGORA!
O Ministério da Educação desenvolveu um curso de inglês para iniciantes totalmente em vídeo: o ProJovem. Muito fácil e divertido acompanhar. São 39 aulas de cerca de 10 minutos cada. Todas estão no YouTube. Mas se você preferir, pode baixar aqui todas as aulas e estudar offline no seu laptop, tablet e até no celular. Bem bacana mesmo. Assista abaixo a primeira aula.
Gostou? Então baixe as aulas direto dos servidores do Ministério da Educação. Sem protetores de links ou vigarices de celular.

