
Cientistas apresentaram fortes evidências de que a maior lua de Marte, Fobos, é feita de rochas lançadas a partir da superfície marciana em um evento catastrófico. A formação das duas luas de Marte, Fobos e Deimos, é alvo de intenso debate na comunidade científica. Já foi sugerido que os dois astros poderiam ser asteroides que foram capturados pela gravidade do planeta.
O estudo apresentado no Congresso Europeu de Ciência Planetária, em Roma, Itália, sugere uma semelhança entre materiais encontrados em Marte e em Fobos. Os pesquisadores detectaram no satélite um mineral chamado filossilicato que se forma na presença de água e que também já foi encontrado em Marte.
Outras observações de Fobos também identificaram outros minerais também presentes na superfície de Marte. Por isso, acreditam os cientistas, a formação do satélite está mais ligada a Marte do que a asteroides presentes no sistema solar.
O trabalho foi encaminhado para publicação no periódico Planetary and Space Science. Uma missão russa irá enviar um robô à lua marciana em 2011 para investigar com mais detalhes a composição do satélite natural.
